Como principais etapas deste serviço destacamos:
Nesta fase são efetuados diversos Estudos de Mercado e Estudos de Viabilidade (técnica, económica e financeira), ajudando na definição do âmbito do Projeto. É igualmente nesta fase que se estudam as diversas soluções de financiamentos disponíveis;
É também nesta fase que definimos com o cliente quais os direitos e responsabilidades dos diversos Stakeholders do Projeto, a forma e o modo das comunicações e a análise de riscos. Este processo tem como output o Plano Estratégico do Projeto, que sendo essencial ao investimento, define o orçamento e o planeamento base do Projeto, devidamente fundamentado pelo estudo de mercado e viabilidade, tendo em linha de conta a análise de riscos. É ainda neste documento que ficarão refletidas as regras das relações e tomadas de decisão dos Stakeholders do Projeto, devidamente espelhadas na Matriz de Responsabilidades e Plano de Fluxo de Informação.
Nesta fase, a Polisteoria efetuará a Gestão, Execução e Coordenação dos projetos necessários para a definição clara e inequívoca do Programa.
Esta análise é efetuada dando ênfase à compatibilização entre a arquitetura e as diversas engenharias, verificando as inter-relações entre as diversas peças desenhadas e escritas dos diferentes projetos, condições técnicas especiais e medições, tendo em conta as disposições legais aplicáveis.
Após o trabalho de análise do projeto e condições do terreno, a Polisteoria garante que o âmbito definido e a qualidade pretendida para o Projeto estão refletidos nos processos de concurso efetuados para as empreitadas. É nossa convicção que é nesta fase que se colmatam muitos dos problemas contratuais com os empreiteiros, pelo que, julgamos importante sermos desde logo envolvidos na análise das propostas apresentadas, auxiliando como consultores na fase negocial e assegurando a elaboração do contrato de empreitada, apoiando o Cliente na negociação.
Nesta fase pretende-se essencialmente atuar de forma preventiva, efetuando análises sumárias aos projetos, verificando “in situ” as condições do terreno e as suas implicações com os projetos e contratos celebrados.
Nesta fase a Polisteoria efetuará o controlo da obra, ao nível dos custos, dos prazos, dos materiais aplicados e dos trabalhos desenvolvidos em obra, garantindo a qualidade do empreendimento e supervisionando o desenvolvimento da obra.
Fase crítica em que é necessário desenvolver um conjunto de processos administrativos ao nível dos licenciamentos que permita ao Cliente, por um lado obter licenças de utilização, e por outro lado gerir junto do Empreiteiro a eliminação de todas as anomalias técnicas de construção do edifício.
Atividade transversal ao serviço, na qual se efetua o controlo do Prazo, do Custo, da Qualidade, a análise de desvios e a gestão das alterações ao âmbito do Projeto, efetuando-se o respetivo “report” ao Cliente nas atas de reunião e nos diversos relatórios emitidos (análise de projeto, análise de propostas dos empreiteiros, relatórios mensais e relatório final).
É cada vez mais comum o Cliente pedir-nos para o acompanharmos na fase de exploração. Esta realidade faz todo o sentido se pensarmos que afinal somos quem melhor conhece o Projeto.
|